Se 2014 foi um ano de muitas conquistas e avanços para a Publicidade Exterior no Brasil, 2015 promete muitas outras realizações
O mercado de Publicidade Exterior brasileiro mais uma vez deu provas de sua incrível capacidade de recuperação, apesar dos golpes pesados que vem sofrendo nas últimas décadas.
Mal havia se recuperado de um desaquecimento inédito, no início dos anos 2000, causado pela chamada “Crise do Apagão”, que obrigou as empresas exibidoras a restringir o horário de exibição de suas peças iluminadas, a Publicidade viu suas verbas minguarem (assim como a de outras mídias), como consequência do pânico que se seguiu ao atentado às Torres Gêmeas, em 2001.
Com a confiança retomada, o mercado cresceu novamente e o setor desfrutava de um céu de brigadeiro quando, em 2007, a maior cidade da América Latina se viu impedida de ter essa atividade em suas ruas.
Para os arautos do fim do mundo, aquela teria sido a pá de cal para a atividade que morreria em poucos anos.
Mas, para espanto de todos, a cada novo relatório divulgado pelo Projeto Intermeios*, a atividade se renova e fortalece. E em 2014 não foi diferente, pois os últimos números divulgados, até setembro de 2014, mostraram que a Mídia Exterior perdeu apenas para a TV por assinatura em termos de investimentos publicitários. De um total de R$ 24,917 bilhões investidos em mídia, entre janeiro e setembro deste ano (um número 9,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2013), a Mídia Exterior conseguiu um aumento de 27,8% no faturamento publicitário. Impressionante, não é?
O fato é que a atividade está longe, muito longe de ser extinta ou de perder força para outras mídias como alguns chegaram a prever.
Outra prova dessa capacidade impressionante de recuperação, ocorrida também no final de 2014, foi traduzida pelo interesse que investidores têm por essa atividade aqui no Brasil. Em uma transação que surpreendeu o mercado, a Dentsu Aegis Network reforçou o seu time aqui no Brasil (que já compreendia agências como Isobar, LOV, NBS, mcgarrybowen, iProspect, Amnet e Copernicus), com a aquisição da empresa OOH Plus, especializada nesse segmento. Ou seja, os estrangeiros estão acreditando muito que o mercado brasileiro ainda tem muito a crescer, oferecendo excelentes oportunidades de negócios.
O fôlego demonstrado pelo setor, ao longo de 2014, pode ser explicado pela convergência de uma série de fatores importantes e que sinalizam uma guinada na postura das empresas para atender as exigências de um mercado competitivo e ávido por novidades.
Em Abril, a FENAPEX reuniu os principais players do mercado nacional para prestigiarem o lançamento do “Compromisso de Autorregulamentação da Publicidade Exterior e Mídia Exterior”. Na oportunidade também foi apresentada uma pesquisa inédita, a pedido do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia – SEPEX-BA -, produzida pelo Instituto Ipsos Marplan, mostrando o imenso potencial que a Grande Salvador possui para a veiculação de Publicidade Exterior e as oportunidades para anunciantes.
Em Outubro o setor teve o seu “Compromisso de Autorregulamentação da Publicidade Exterior e Mídia Exterior” endossado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda – Fenapro. Além disso, a Fenapex e o SEPEX-RJ também reuniram empresários de todo o Brasil para uma apresentação sobre aspectos tributários que incidem sobre o setor, esclarecendo e informando como proceder em tais casos.
O que 2015 reserva?
Se 2014 foi um ano de estruturação e fortalecimento para o setor, com ações importantes desenvolvidas pela Fenapex e Sindicatos Regionais, 2015 promete ser o ano da continuidade do crescimento da atividade por todo o Brasil.
O ajuste na postura das empresas de Publicidade Exterior, em apoio ao Projeto de Autorregulamentação, apoiado pelas agências de publicidade, deverá seguir com força, abrindo um novo universo de oportunidades de negócios para uma mídia cada vez mais valorizada pelo impacto que traz a qualquer campanha publicitária.
Dados publicados por institutos mundiais que monitoram os investimentos publicitários, dão conta que, para este ano, os valores aplicados no Brasil devem aumentar 7,9%. Essas mesmas previsões dão conta de que a Publicidade Exterior deverá manter o fôlego de crescimento, chegando a 11,6%, um número excepcional.
A Fenapex continuará promovendo uma série de ações visando aumentar ainda mais o intercâmbio para troca de experiências entre profissionais de várias áreas e interesses. Quem estiver atento a essas oportunidades com certeza poderá melhorar seu desempenho em 2015.
Luiz Fernando Rodovalho
Presidente da FENAPEX – Federação Nacional da Publicidade Exterior
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