
O Ministério Público do Trabalho (MPT) está veiculando a campanha “Vamos acabar com o trabalho infantil” nos ônibus urbanos de Salvador e região metropolitana. A iniciativa de firmar uma parceria com o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia (Sepex) para exibir os cartazes afixados atrás e na parte interna dos veículos marca a passagem do Dia de Erradicação do Trabalho Infantil (12 de junho).
A empresa de publicidade Midiabus é a responsável pela instalação dos 60 cartazes externos e dos 150 internos por ônibus que circulam em diversos pontos da cidade. O material está exposto desde o dia 10 junho e permanece até 10 de julho. Ele faz parte de um conjunto de ações do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia (Fetipa-BA).
Ao longo deste ano, o Fórum vem realizando uma série de atividades, como exposição de painéis em um shopping de Salvador; caminhada na orla da cidade e a participação na caravana de erradicação do trabalho infantil. Além disso, a Coordenadoria de Combate ao Trabalho infantil do Ministério Público do Trabalho executou o programa MPT na Escola, voltado à conscientização de alunos da rede pública do ensino fundamental para a questão do trabalho de crianças e adolescentes.
O Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela ONU em 2002 e pretende alertar a população para os malefícios da exploração da mão de obra da criança e do adolescente. Em 2007, por meio da aprovação da Lei 11.542, o Brasil também estabeleceu a data como o Dia Nacional Contra o Trabalho Infantil. De lá para cá, todos os anos a população se mobiliza para enfrentar a prática que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atinge 215 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. No Brasil esse número é contabilizado em 4,8 milhões.
Comentários